segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Erva cidreira

Erva-Cidreira ( melissa officinalis)

Com um agradável aroma, esta planta é tradicionalmente utilizada  com inúmeras propriedades medicinais. Considerada anti-inflamatória, antioxidante, antiviral,  e digestiva está associada ao alívio de problemas gastrointestinais de origem nervosa tais como espasmos e enfartamentos.
Também pode ser utilizada como planta condimentar. As folhas usam-se para dar sabor a saladas de legumes ou frutas.
O óleo essencial é muito utilizado em aromaterapia.

Limonete

Limonete ( aloysia triphylla)
A melhor planta de todas.

Dá pelo nome de lúcia-lima, bela-luísa, cidrila, doce-lima, erva-luísa, floresce normalmente entre Junho e Setembro.
Com um fresco e doce aroma a limão, é tradicionalmente usado como digestivo e calmante suave.
Usada em aromaterapia para combater problemas digestivos e nervosos. O seu óleo essencial é insecticida e bactericida.

As suas folhas frescas podem ser usadas em saladas e sobremesas de fruta. Excelente a aromatizar geleias, azeites e vinagres. Os seus rebentos verdes são óptimas alternativas para embelezar e perfumar ramos de flores.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Perpétua roxa


 Perpétua roxa ( Gomphrena globosa)
Utilizam o chá de perpétua roxa para «limpar» e «aclarar» a voz. Secas ou frescas, estas plantas ficam extremamente bonitas em arranjos florais cam­pestres. As originais inflorescências globosas, depois de secas, dão um toque diferente aos seus pot-pourris.

Como aplicação medicinal, devido às suas propriedades, as infusões de perpétua roxa estão indicadas para aliviar a tosse, o catarro e a rouquidão. Certos profissionais que discursam constantemente em público, esforçando a voz - como são o caso dos actores de teatro, oradores, conferencistas, cantores, etc. apreciam esta planta para preparação de infusões que não dispensam diariamente.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Erva Príncipe


A Erva-príncipe (Cymbopogon citratus) aromática por excelência surge como planta medicinal e condimentar, fornecendo a indústria cosmética, farmacêutica e alimentar.

Exala um forte e agradável aroma a limão. É extremamente rústica e fácil de cultivar,
Cultivada em modo de produção biológico torna-se uma alternativa ao vulgar chá de saquinho, porque este tem a garantia de qualidade superior.
Uma infusão com um fantástico aroma a limão, pode ser tomada com regularidade pelas suas reconhecidas propriedades digestivas.

Na arte culinária asiática, os caules frescos são usados como tempero, especialmente com peixe e carne.